ok alopecia

ok alopecia

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Perucas

Base (cap) de uma peruca
Perucas ou próteses são grandes aliados para manter a auto estima. Já tive muito preconceito quanto a usar ambas, mas na realidade nunca senti nenhum desafeto ou rejeição por usar perucas ou próteses. As pessoas podem estranhar no começo porque você fica diferente, mas depois se acostumam. Você também acaba se adaptando e esse mundo de cabelos comprados, vai se tornando até divertido, experiência própria!

    As perucas ou próteses podem ser feitas de cabelo natural ou sintéticos. Os cabelos são fixados a base (de tecido, renda ou silicone) manualmente ou por um processo mecânico. Elas geralmente vem com um sistema de regulagem na nuca. Podem ser compradas prontas ou sob encomenda.

   Durabilidade:  Eis a grande diferença entre as feitas de cabelo natural e as sintéticas. Uma peruca de cabelo natural dura mais. As minhas chegavam a 6, 7 meses. As perucas de cabelo sintético dizem que duram em torno de 4 meses. Nunca tive uma experiência com peruca de cabelo sintético mas já li que pessoas com AA compram como um "step", para serem usadas na praia por exemplo, a fim de não danificar a peruca de cabelo natural que é bem mais cara.
   Nos EUA as perucas sintéticas são muito populares. Em cada cidade existem dezenas de lojas de cabelos sintéticos. As americanas adoram mudar o visual (as cantoras pop Rihanna e Beyonce tem divulgado essa ideia), elas podem estar loiras em um dia e ruivas no outro dia.

   Cor: A cor e a textura do cabelo sintético permanece invariável mesmo depois de várias lavações. Já os cabelos naturais mudam de cor com o tempo, eles oxidam. Após alguns meses usando uma peruca morena provavelmente ela ficará ruiva. Um ponto positivo do cabelo natural é que você pode pintar, fazer mechas, reflexos e também chapinhas e diversos penteados. Você pode intercalar 2 peças, deixar uma no salão para escovar enquanto você faz outras coisas sem perder o seu tempo. Já o cabelo sintético não admite pintura e somente alguns modelos mais sofisticados admitem chapinha ou baby liss.

Escova raquete
   Manutenção: O indicado é manter a peruca/prótese sempre bem escovada para não ficar embaraçada. A escova tipo raquete é a mais indicada. Escove sempre debaixo para cima e nunca escove a base da peruca para não soltar os fios da base.

   Como lavar: É recomendável lavar o cabelo natural toda semana, ou até 2x na semana. Já comprei shampoos indicados para próteses e perucas que eram terríveis e já usei produtos a base de morrocanoil que foram maravilhosos. Eu acredito que cada cabelo tenha uma particularidade e eu prefiro testar alguns produtos.
   Nunca lave a peruca/prótese na sua cabeça. Retire e lave sem esfregar na pia ou recipiente com água morna. Passe o shampoo gentilmente com os dedos e repita mais uma vez. Faça o mesmo com o condicionador. Deixe escorrer (sem torcer) e depois com a ajuda de uma toalha retire o excesso de água. Passe uma gota de silicone nas pontas. Você pode deixar secar ao natural ou secar com secador.
    Minha dica: Eu gosto de deixar secar ao natural para não usar muito calor na peça. Apenas finalizo com secador e chapinha para dar aquela ajeitada final. Nunca saio de casa sem finalizar com chapinha.

 Importante: sempre que tirar a sua peruca esfolie suavemente sua cabeça, além de retirar toda a gordura, estimula o crescimento dos fios.

   Quanto a lavagem do cabelo sintético, como não tenho muito conhecimento, vou passar um link que explica muito bem como fazer: http://beautyhairs.blogspot.com/2012/03/aprenda-lavar-e-desembaracar-sua-lace.html
  
   Colocação de perucas: Como não são coladas a cabeça, são super rápidas para colocar. As perucas possuem uma regulagem na nuca para firmar melhor na cabeça. Com isso é possível fazer rabos de cavalo (não tão altos) e diversos penteados. Esse sistema proporciona mais segurança mas não é algo muito confortável.


   Corte: Quanto ao corte você pode usar com franja e sem franja tranquilamente, mas eu recomendo, se optar por não usar franja, um estilo mais picado na frente, com cabelos que emoldurem o seu rosto na lateal pelo menos a partir da altura dos olhos.
  
  Outras facilidades:

- Você pode tirar as perucas para dormir. Particularmente eu acabava dormindo com um lenço porque sentia frio na cabeça mas eu sou uma pessoa que sente frio o tempo todo;
- Você pode mudar o seu visual quando quiser;
- Você pode ter várias perucas do mesmo modelo e alterar o uso delas para terem maior tempo de uso;
- Se você tem testa grande (meu caso) pode ter com a peruca o tamanho de testa que quiser!!!!
- Com um pouco de cuidado dá pra dar um mergulho rápido na piscina ou no mar sem ondas, é só prender o cabelo e se aventurar.